domingo, 9 de fevereiro de 2014

Jamaica



Quando decidi que ia para Jamaica, um amigo meu perguntou o que que eu ia fazer lá lá. Logo de cara pensei: "o camarada deve achar que a Jamaica fica ao lado da Somalia hahaha". Em homenagem a falta de cultura dele, decidi iniciar os posts de dicas de viagens com a terra de Bob Marley e Usain Bolt.

 

                                                             Ocho Rios - Jamaica


Há dois aeroportos na Jamaica: um na capital Kingston e outro em Montego Bay. Enquanto a primeira é uma cidade sem graça, que não vale a visita a não ser que queiram conhecer a casa onde morou Bob Marley (Bob Marley Museum), Montego Bay é reduto dos Americanos, com praia calma e quente e grandes resorts "pé na areia".

 

Para quem for ficar em Montego Bay ou Negril, a melhor opção é chegar pelo Aeroporto de Montego Bay. Já quem vai ficar em Ocho Rios pode escolher entre o Aeroporto de Kingston, que fica a 80 kms, ou de Montego Bay, situado a 100 kms.

 

As opções mais rápidas para se chegar à Jamaica são: 1) via Cidada do Panamá, pela Copa Airlines; 2) via Miami, pela American Airlines. Quase todas as companhias americanas voam para lá, como a Delta e a United, por exemplo.

 

Os meses mais quentes na Jamaica vão de Junho a Agosto, quando as temperaturas variam de 24 a 33 graus. Mas isso não quer dizer que os outros meses sejam frios. Janeiro, por exemplo, é o que registra as menores temperaturas, mesmo assim, elas variam de 21 a 28 graus. Ou seja, Jamaica é quente o ano todo.

No entanto, tenha em mente que a ilha está na rota de furações, devendo ser evitada nos meses de agosto à novembro. Acredito que os melhores meses para visitá-la sejam fevereiro, março ou abril, quando a temperatura começa a se elevar e chove muito pouco.  Eu fui no reveillon e peguei dias com sol forte e sem chuva, apenas em um dia é que o sol não apareceu, mas mesmo assim estava quente.
Quem planeja conhecer a Jamaica normalmente fica em dúvida entre três cidades muito procuradas e com ótimas praias: Ocho Rios, Montego Bay e Negril. Por razões de logística e falta de tempo, decidi dividir minha viagem. Fiquei 4 dias em Ocho Rios e os outros 4 dias em Montego Bay. Em um desses dias de Montego Bay, fui passar o dia em Negril.
 Acho que foi uma decisão boa dividir os dias e poder conhecer essas três áreas principais da Jamaica. O problema é que gostei mais de Negril do que Montego Bay. Então, acho que na próxima, escolheria ficar em Negril.
Para se locomover na ilha, muitos turistas alugam carro. Essa era a nossa intenção inicial, até descobrir que a mão de direção era inglesa e ouvir dizer que o trânsito era meio tenso. Como íamos fazer poucos deslocamentos, pois a intenção era ficar direto na praia, resolvemos não alugar carro. Para chegarmos ao nosso hotel em Ocho Rios, contratei um transfer no próprio site do hotel, que sai incríveis 20 dólares ida e volta, por pessoa. Falo isso porque o táxi na Jamaica é extremamente caro e são 102 kms entre o aeroporto de M ontego Bay e Ocho Rios. Pela tabela de preço, um taxi comum sairia 150 dólares cada trecho. Acabou sendo um ótimo negócio.
Na Jamaica não se preocupe com a moeda. O dólar americano é aceito em todos os locais.

 

OCHO RIOS

                                                   Vários Tons de azul no mar em Ocho Rios
 
 


Na minha opinião, tem a melhor praia da Jamaica. Água clara, cristalina, quente e sem ondas. Nós ficamos hospedados no Riu Negril, com tudo incluído, e foi uma excelente escolha. O hotel fica numa parte isolada da praia, num local onde apenas circulam os hóspedes do próprio hotel. Só não digo que é uma praia particular porque tem umas três casas ao final dela.

 

 

O hotel oferece aluguel de caiaque, aulas e passeio de vela e windsurf. Além disso, na praia é possível alugar jet ski e flyboard (aquele equipamento que permite a pessoa "voar" sobre a água).

                                                        Passeio de Hobie Cat em Ocho Rios
 

Para quem gosta de snorkel, um pouco mais ao fundo há uma barreira de algas que atraem inúmeras espécies de peixes. Com o mar cristalino, a visibilidade é excelente.

 

Em Ocho Rios fica outra atração turística muito famosa na Jamaica. É a cachoeira Dunns River Falls. São vários níveis de quedas d'água, que saem das rochas e desembocam no mar. Apesar de algumas quedas serem um pouco mais altas, é muito tranquilo de escalar do início ao fim dela. O ideal é contratar um guia que vai tirando suas fotos e te conduzindo no melhor caminho até o ponto mais alto da cachoeira. Muitas crianças e famílias procuram a cachoeira. O ingresso para entrar no parque onde fica a Dunns River Falls custa 20 dólares americanos.

 


 
 
 
 


 

Uma dica importante é alugar sapatos de borracha para facilitar o percurso, pois há muitas pedrinhas entre as rochas e os sapatos dão mais aderência, evitando quedas. O motorista que nos levou até lá parou um pouco antes da entrada do parque para alugarmos, numa barraquinha. Paguei 5 dólares pelo aluguel. No entanto, é possível alugar também dentro do parque, pagando um pouco mais caro (7 dólares).

 

 

 


Se você estiver hospedado em Ocho Rios, a melhor opção de se chegar até a Dunns River Falls é pegar um táxi. Eu paguei 35 dólares (americanos) no trajeto ida e volta. Há várias agências que oferecem o passeio, conjugando com outros lugares.

 

Montego Bay

                                                                           Montego Bay


Em Montego Bay, uma boa dica é escolher um resort com o sistema all inclusive e aproveitar ao máximo a praia que o hotel oferece. A cidade em si é feia, o centro tem muito comércio, mas nada que atraia os turistas e valha o esforço de sair da praia. Mesmo assim, para quem tiver curiosidade em passear no centro, a rua principal (há lojas, bares, restaurantes) é a Gloucester Avenue, conhecida como Hip Strip pelos locais.




Nós escolhemos, mais uma vez, a cadeia de hotéis Riu e ficamos hospedados no Riu Montego Bay, localizado na Baía de Mohoe, com uma praia privativa em frente. Aliás, o mar calmo (água quente) e os ventos na quantidade certa proporcionam cenários ideais para a prática de Windsurf, Vela e Caiaque, disponíveis para os hóspedes do hotel.





Pelas características da sua localização (fica entre Ocho Rios e Negril), Montego Bay ganhou muitas cadeias de resort, sendo que o que mais se destaca é o Sandals. Ali existe até uma ilha privativa só para os hóspedes aproveitarem.


 
 


 NEGRIL

 

                                                          Negril - Seven Mile Beach

 

Uma das vantagens de ficarmos na cadeia de hotéis Riu é poder aproveitar a estrutura (inclusive almoço) de outros hotéis que eles possuem na Jamaica. Pensando nisso, decidimos passar um dia em Negril. De Montego Bay à Negril, são mais ou menos 80 kms, vencidos em uma hora e meia de estrada. Nós contratamos um taxi indicado pelo hotel. Depois de muita negociação, pagamos 130 dólares (queriam cobrar 170 dólares). Mas valeu a pena, pois o motorist ficou com a gente o dia todo.




 
Negril é uma região bastante procurada pelos turistas mais jovens, pois possui  inúmeros bares, casas noturnas e hostels. Além disso, a praia "Seven Mile Beach" é conhecida pelos jamaicanos como as sete milhas mais bonitas de todo o caribe. Sem dúvida o mar é lindo (água cristalina). Como de costume possui água quente e nada de ondas para atrapalhar quem gosta de boiar o dia todo.


 

RICKS CAFE

 
Ricks Cafe
 


Ao final da Seven Mile Beach, localiza-se o Rick's Cafe. É um bar/restaurante/lounge que se situa no alto de rochas, com o mar do caribe aos seus pés. A dica é chegar no final da tarde para apreciar um dos pores do sol mais bonitos da Jamaica. É nesse horários também que o bar fica cheio de jovens (a maioria turistas).

 


                                       Jamaicano se prepara para salta do lugar mais alto

 
Aliás, uma das grandes peculiaridades do Rick's Cafe é a possibilidade de saltar dos vários níveis das rochas onde ele se localiza. O próprio estabelecimento construiu uma plataforma no alto onde os mais experientes saltam. Para os amadores, como eu, há lugares de salto mais próximos do mar.

 

 
 
O incrível é ver pessoas de todas as idades se jogando no mar.

                                                            Não tem idade para saltar


                                                        Até crianças pulam na água
 

 
 

O pôr do sol, aliado à possibilidade de saltar no mar do caribe, acaba tornando a visita ao Rick's Cafe uma atração imperdível!


 


 

Há outros lugares dos quais ouvi falar muito bem na Jamaica, como a Blue Lagoon e a praia de Frenchan's Cove, que ficam perto da cidade de Port Antonio, a cerca de 100 kms de Ocho Rios. Para quem estiver de carro, vale apena conhecer a região. Como nós não tínhamos alugado carro, achamos que não valeria a pena pagar os 250 dólares pedidos pelo taxista. Às vezes é bom deixar alguma coisa que não deu tempo de visitar para a próxima vez que voltarmos hahaha.
Segue abaixo um video que fiz quando estive na terra de Bob Marley, em dezembro de 2013, com os pontos turísticos descritos acima.
 
 
 

  E vocês? Gostaram da Jamaica? Contem suas experiências também!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário