segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O melhor de Dubai


Dubai é uma daquelas cidades que você pode voltar inúmeras vezes e em todas elas vai encontrar algo novo, surpeendente. Ela fica localizada no Golfo Pérsico, imprensada entre o deserto e o mar.

A maneira mais rápida de se chegar até Dubai é através da Emirates, com vôos diretos de Rio de Janeiro e São Paulo. Vale lembrar que os Emirados Árabes Unidos (EAU) exigem visto para brasileiros, exceto se a pessoa for fazer conexão e não sair do aeroporto. Em casos de conexão longa, uma dica valiosa é se hospedar no Hotel localizado nos três terminais do Aeroporto. O link para fazer uma reserva no hotel é: http://www.dubaiintlhotels.com/

Com relação ao visto, uma dica para não ter que ir até a embaixada dos EAU em Brasília é pedir que o seu hotel providencie o visto para você. Outra forma é comprar a passagem aérea pela Emirates e a própria companhia providencia o visto. Basta acessar a sua reserva e fazer a solicitação do visto. É super tranquilo e demora uns 5 dias para resolver tudo. Você vai precisar escanear seu passaporte, um comprovante de residência e enviar uma foto. O visto para até quatro dias custa 69 dólares.

A melhor época para visitar Dubai é no inverno (dezembro a fevereiro), sem dúvidas. Eu fui tanto no verão, quanto no inverno e recomendo fortemente o segundo, quando as temperaturas são amenas (chega a fazer um pouco de frio de manhã cedo e à noite). Já no verão (junho a agosto), você dificilmente vai coseguir andar na rua e conhecer a cidade, com exceção dos shoppings.

Acredito que com 3 dias inteiros dá para visitar as principais atrações da cidade. Talvez 5 dias seja o ideal, considerando um dia bate e volta em Abu Dhabi.

A escolha do hotel em Dubai vai depender do tipo de viagem que você queira fazer. Se for aproveitar o hotel e a praia, escolha um dos resortes que fica perto da Marina, na praia de Jumeirah. O problema é que os preços são altíssimos.  Caso vá fazer uma viagem mais pensando no custo-benefício e nos pontos turísticos, indico ficar perto do Shopping Mall of the Emirates. Eu fiquei as duas vezes no Ibis Mall of the Emirates e adorei a localização. Fica ao lado do Shopping e perto de uma estação de metrô. E o preço é muito bom comparado aos demais hotéis.

Para se locomover, use bastante o metrô. Além de cobrir quase toda as áreas turísticas, as estações são uma atração à parte. Outra boa opção é usar o táxi, que não é caro. Conheço pessoas que alugaram carro e não se arrependeram. O preço é baixo, as ruas largas e bem sinalizadas (em inglês inclusive) e o transito tranquilo.

                                                           Estação de Metrô
 

PONTOS TURÍSTICOS

Vamos ao que interessa. O que fazer em Dubai? Eu montei um roteiro de 4 dias, tendo como base a localização das atrações.

1o DIA

- MESQUITA DE JUMEIRAH - localizada na interseção das ruas Al Jumeirah Road e a 17 B Street, é a única mesquita na cidade onde é possível a visita de não Islâmicos. Possui uma arquitetura linda.  Não tem metrô perto dela. A melhor maneira de se chegar é através de táxi. Há tours, de aproximadamente uma hora e meia, de sábado à quinta-feira, às 10 horas. Não é necessário fazer reserva antecipada. Homens e mulheres precisam estar com os joelhos e ombros cobertos. Caso esqueça disso, eles emprestam lenços na entrada. Para maiores informações, http://www.cultures.ae/index.php/ouractivities/jumeirah-mosque-visit




 
 
 
- SAFARI PELO DESERTO - é um passeio obrigatório. Eu contratei a empresa Knight Tour. Custou 60 dólares, com o jantar incluído. O pessoal te busca no hotel (numa Picape 4 x4), por volta das 15 horas, e te leva até a entrada do deserto, cerca de uma hora do centro de Dubai. Os carros seguem em fila indiana por entre as dunas do deserto. Algumas delas são bem íngremes, mas os motoristas são muito experientes. Ao final do passeio os guias nos levam até uma vila árabe montada para receber os turistas. Em frente a mesma há alguns camelos para tirar foto e passear. É servido um jantar com comidas árabes e, no final de tudo, há uma dança típica.

 




 



2o DIA

 

-DUBAI MUSEUM - Fica na Rua  Al Fahidi Fort, em Bur Dubai. Uma maneira de se chegar é pegando o metrô. Há duas estações próximas: Al Fahidi (800 metros) ou Al Ghubaiba (1km). O museu conta a história da cidade e possui uma vila típica montada para reproduzir a vida no início de Dubai. O ingresso custa 3 dirhams reais (equivalente a 1,5 reais)

-AL BASTAKIA - É um bairro histórico, onde encontramos construções antigas que foram preservadas. Um dos pontos mais atraentes destas construções são as "barajeels", chamadas também de torres de vento, que constituíam um rudimentar sistema de ventilação.



-SOUK DE TECIDOS - Fica entre o Dubai Museum e a estação da Travessia de Abra. É um mercado típico, onde se encontram tecidos, roupas, acessórios, etc.
 

 

-TRAVESSIA DE ABRA (DUBAI CREEK) - É um dos passeios mais típicos da parte antiga de Dubai. A travessia é feita em barcos de madeira que cortam o canal do mar conhecido como "Creek", ligando os bairros de Deira e Bur Dubai. Você pega o barco logo atrás do Souk de Tecidos. O passeio é rápido (menos de 10 minutos) e custa 2 dirhams (1 real).


 
 
-SOUK DE ESPECIARIAS E SOUK DE OURO - fica no bairro “Deira”. Logo após desembarcar da travessia de Abra, é seguir alguns metros que irá encontrar os dois mercados.


-DUBAI MALL - É o maior shopping do mundo. Possui um aquário gigante  e todas as lojas que procura. Fica ao lado da  estação de metrô Burj Khalifa Dubai Mall Station .
-BURJ KHALIFA - O maior edifício do mundo fica colado ao Dubai Mall. Há inclusive uma entrada pelo shopping. É melhor comprar os ingressos antes pela internet, uma vez que na hora aumenta muito o valor. Começa a vender com 1 mês de antecedência. Uma dica é reservar um horário antes do pôr do sol. Para descobrir qual o horárioem que o sol se põe em qualquer lugar do mundo, http://www.timeanddate.com/worldclock/sunrise.html



 


- DUBAI FONTAIN - É a maior fonte dançante do mundo. Ela jorra jatos d'água a mais de 150 metros de altura no ar, acompanhada por música e iluminada por projeções a laser e milhares de luzes. Ela é muito semelhante a fonte de águas do Bellagio, em Las Vegas. Cada apresentação gira em torno de 3 a 5 minutos. O show é realizado todos os dias, duas vezes à tarde e a cada 30 minutos à noite.

 


3o DIA

- PRAIA DE JUMEIRAH - Praia onde se localiza e tem a melhor visão do hotel Burj al Arab

-BURJ AL ARAB - Um dos hotéis mais luxuosos do mundo e principal cartão postal de Dubai. A única maneira de conhecer o seu interior, sem se hospedar, é fazendo uma reserva em um dos seus restaurantes. Nós jantamos no Al Muntaha, que fica no 27 andar e tem uma boa vista de Dubai. Para fazer uma reserva,  https://www.jumeirah.com/en/hotels-resorts/dubai/burj-al-arab/restaurant-at-burj-al-arab/

 
                                                       Saguão do Burj al Arab
 
 
                                                            Restaurante Al Muntaha
                                                            
-MADINAT JUMEIRAH - Fica perto do Burj al Arab. É um  complexo, que imita uma cidade árabe,  com lojas tipo bazares, restaurantes, boates e um bonito canal repleto de gôndolas que lembram as de Veneza.



-MALL OF THE EMIRATES e SKI DUBAI- Um dos principais shoppings da cidade, com inúmeras lojas e restaurantes (inclusive Cheesecake Factory). É bem menos tumultuado do que o Dubai Mall. Sua maior atração é o Ski Dubai, a maior pista de Ski indoor do mundo. Com o tícket intermediário é possível entrar nas principais atrações e andar de teleférico. Eles alugam a roupa para aguentar a temperatura negativa que faz lá dentro



4o DIA

Uma opção para quem já conheceu os principais pontos turísticos de Dubai é fazer um bate e volta até a vizinha Abu Dhabi, localizada a cerca de 130 kms. Em outro post falarei mais sobre Abu Dhabi.

 
Quem tiver com mais tempo poderá espaçar mais as atrações. Como falei anteriormente, 3 dias inteiros são necessários para conhecer o calor e o frio de Dubai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário